Monday, January 22, 2007

Graça, Graça. O que será que significa essa palavrinha tão usada no dialeto dos crentes? Na bíblia essa palavra está em 159 textos, divididos entre o velho e o novo testamento, em ao todo 36 livros, segundo a chave bíblica que está aqui ao meu lado.
Vem do latim, gratia, e tem vários significados. Favor dispensado ou recebido; mercê, benefício, dádiva. Benevolência, estima, boa vontade. Ato de clemência do poder público (no Brasil, o executivo), que favorece individualmente um condenado, extinguindo-lhe, reduzindo-lhe ou comutando-lhe a pena; mercê. Anistia, clemência e indulto. Beleza, elegância ou atrativo de forma, de aspecto, de composição, de expressão, de gestos ou de movimentos. Elegância de estilo. Dito ou ato espirituoso ou engraçado. O nome de batismo. Teol. Favor ou mercê concedida por Deus a uma pessoa. O conjunto das inspirações e moções divinas transitórias.
As palavras, com o tempo, costumam perder o verdadeiro sentido. Um bom exemplo é uma forma elevada do amor, traduzida como caridade, porém nos dias de hoje ouvimos o protesto de desdém " não quero sua caridade". Graça é a nossa última palavra perfeita, pois todos os usos dela que consigo encontrar retém um pouco de sua glória original. Disse Phillip Yancey.
A palavra graça continua surpreendentemente tendo o mesmo peso e significado, carregando nela a essência do evangelho assim como uma gota de água pode conter a imagem do sol. Num mundo cheio da não-graça, não sei onde mais posso ancorar a minha fé. Não me espanta que o hino "Amazing grace" continue sendo cantando ao longo dos domingos nas catedrais americanas, duzentos anos depois de sua composição.O que as pessoas mais querem nesse mundo desolado é a graça.
Um depoimento de um homem que trabalha com pessoas marginalizadas de Chicago:
"Uma prostituta veio falar comigo em terríveis dificuldades, sem lar, doente, incapaz de comprar comida para si e para a filha de dois anos de idade. Entre soluços e lágrimas, contou-me que estivera alugando sua filha _de dois anos de idade!_ a homens interessados em sexo pervertido. Ela ganhava mais alugando sua filha por uma hora do que ela mesma poderia ganhar em uma noite. Tinha que fazê-lo, dizia, para sustentar seu vício das drogas. Eu mal aguentava ouvir sua sórdida história. Havia outra coisa, eu me sintia legalmente responsável_ tenho de denunciar casos de abuso contra crianças_. Mas naquele momento eu não tinha idéia do que dizer àquela mulher.
Finalmente, perguntei a ela se nunca havia pensado em ir a uma igreja para pedir ajuda. Nunca me esquecerei do olhar assustado que perpassou no seu rosto. "Igreja?!", ela exclamou. "Por que eu iria a uma igreja? Eu já me sinto terrível o suficiente. Eles vão fazer que eu me sinta ainda pior."
Se a graça manteve a sua essência, se foi o que me salvou, e é a mensagem que Jesus trouxe à terra, como Boa Nova, ordenando sua igreja a pregá-la, por quê provocamos reações como essas?
David Seamands resumiu sua carreira desta maneira: "Há muitos anos, cheguei à conclusão de que as duas causas principais da maioria dos problemas emocionais entre cristãos evangélicos são essas: o fracasso em entender, receber e viver a graça e o perdão incondicionais de Deus; e o fracasso de distribuir esse amor, perdão e graça incondicionais aos outros... Nós lemos, ouvimos, cremos em uma boa teologia da graça. Mas não é assim que vivemos. As boas novas do evangelho da graça não penetraram no nível de nossas emoções."
A graça, por mais que tentemos explicá-la é como um sapo que tentamos dissecar. Não dá pra dissecar um sapo e mantê-lo vivo. Ele morre no processo. Fica científico demais.
Mas tenho um bom exemplo: Você já achou uma nota de 50 reais no bolso e tem certeza absoluta de já tê-lo gasto? Ou alguma vez você deu aquela mancada com seu melhor amigo, e ele te perdoou sem nem pestanejar? Ou alguma vez você fez um emprestimo de um valor bem alto e não conseguiu pagar, e o cara que te emprestou a grana te perdoou a dívida? Você já ganhou um presente que queria muito, sem ser no dia do seu aniversário ou natal ou qualquer data comemorativa, vc ganhou só porque alguém se lembrou de você? Alguém já te elogiou em público por algo que você nunca pensou ser tão importante?
Esse sentimento, de ter ganho algo que não merecia, parece de longe, muito de longe com o da graça. A graça, graças a Deus, é de graça. Não fiz nada pra merecê-la. Na verdade fiz tudo para NÃO merecer. Eu mereço o inferno pelas minhas atitudes pecaminosas, pelas minhas más intenções, pela minha natureza que sempre prefere o mal, assim como um porco que rola na lama, depois de ter sido lavado. Porque no fundo eu invejo meus amigos, cobiço-os, quero todo os holofortes sobre mim. As vezes eu não faço o que eu penso ser certo. Mas Jesus, pela graça, totalmente de graça me quiz. Não fiz nada. Absolutamente. Mas Ele me quiz.
Ainda bem que é assim, porque se eu fosse um pouco boa, é bem capaz de eu achar que Deus usou de graça comigo por causa de pouca bondade de ainda restava dentro de mim. Mas não. Eu não posso dizer que foi por isso.
Hoje eu consigo entender um pouquinho sobre a graça, e com todo meu coração quero fazer com os outros o que Ele fez por mim.
Resumindo, prefito trasmitir graça em vez de tentar explicá-la.

0 Comments:

Post a Comment

Subscribe to Post Comments [Atom]

<< Home